Todo comeco tem uma historia: um exemplo de providência!

Dizem que toda história tem um começo. Bom, no meu caso é o inverso. Todo começo tem tido uma história. Não qualquer história, mas aquela em que o protagonista é o próprio Deus e o enredo fica por conta de sua providência...

Normalmente nós dizemos a Deus e o mundo: "eu não quero muito, nem pouco, quero o suficiente"! Bem sabemos que mentimos quando dizemos isso, mesmo que de todo o coração! No momento, tudo é devoção, mas quando as tempestades vem, mudamos a figura e desejamos as sobras, o sobresalente, o "à mais", mas ele não vem e frustrados por termos nosso desejo atendido (de ter somente o básico suficiente) nos rebelamos contra Deus... Ele, o Senhor de tudo, tem dado a mim e à minha família somente o necessário. Como costumo dizer à minha esposa: "Nem mais, nem menos, nem antes, nem depois, é sempre o suficiente no tempo exato, bem na hora, bem na medida!"

Minha filha mais nova acaba de nascer, e tal como a outra, é o mais novo monumento à soberania e providência divinas. Eis as histórias, veja nelas a mão providente de Deus e siga as orientações do salmista que nos exorta a contar os feitos grandiosos do Senhor de geração a geração:
Tudo começou quando nos casamos. Ainda hoje não saberia dizer como foi que tudo aconteceu! Ganhávamos tão pouco que mal dava para o básico. Eu dava aulas de artes marciais para incrementar o orçamento, porém mês a mês víamos as parcas reservas monetárias que havíamos ajuntado nos anos de namoro, se esvaziar lentamente. Ainda não tínhamos entrado no vermelho e sabíamos que se isso acontecesse, não haveria previsão para saldar, então orávamos para que Senhor se nos mostrasse providente. Naquele mês ouvi minha esposa dizer: nossa conta não vai fechar neste mês a menos que tenhamos 120 reais à mais no orçamento. Minhas aulas de artes marciais me rendiam, quando muito, uns 80 reais mês. Fui em oração dar aulas aquela manhã. Deus porém levou naquele dia alunos que haviam faltado e que não tinha costume de honrar o compromisso regular que haviam feito comigo (que todos entendam se tratar de $). Mas eles foram e pagaram, e como que "num passe de mágica" (perceba o tom irônico), eu voltava para casa com exatamente 120 reais. Você nem precisa caçar um nome para isso, é providência!

Quando Deus colocou em nossos corações o desejo de termos o primeiro filho, o processo foi calmo e muito rápido. Logo percebemos a gravidez e exultantes foram para a igreja naquela noite. Tínhamos consulta marcada para a manhã da segunda e logo saberíamos como uma gestação seria! Naquela noite, enquanto orávamos para entrar no culto, minha esposa aparece pálida na porta: "Meu amor, estou sangrando!" Tão pálido quanto, eu a aconselhei que retornasse para casa e repousasse. Ainda não sei como aquele culto aconteceu, pois minha cabeça estava todo o tempo diante de Deus em oração clamando pela vida da minha esposa e do meu "filho". Quando cheguei em casa, ele ainda sagrava no banheiro e choramos muito naquela noite!
O médico, depois de feito o ultrasom, noticiou: "Há duas notícias para dar..." Como assim! Estava óbvio que ela havia sofrido um aborto espontâneo! Pois as notícias eram: "Você abortou e acabou de perder um dos bebês!" Um dos... "A outra notícia é que sobraram dois..." Não bastasse o susto do aborto, se tratava de uma gravides tripla!!! Aprove a Deus fazer vingar apenas um daqueles embriões e no tempo certo minha filha veio ao mundo! Como nós louvamos a Deus, porque diante de tudo que passamos, os meses de repouso absoluto, a incerteza se a sobrevivente seria "normal", e tantas outras coisas, Ele nos deu uma bela jóia, de rica beleza e intrigante inteligência!

Começo de casamento, começo de vida da primeira filha e começo de vida da segunda filha...Nós nos precavemos contratando um convênio somente para minha esposa para que a mudança não afetasse os planos familiares (vocês sabem como é, carência, burocracia...etc!) Durante o pré-natal tudo correu bem, apesar de que nesta gravidez muita coisa não foi igual à primeira! No final, prestes a ter a bebê soubemos que a médica que acompanhava não faria o parto. As luzes indicando atenção, já se acendiam em meu interior...

Com toda tranquilidade, nos foi orientado os procedimentos a seguir e descansamos... infelizmente não no Senhor e Ele haveria de mostrar seu poder e soberania. Partimos para a escolha do hospital. Dentro dos limites do plano, o melhor hospital ficava muito longe e tornava a coisa bastante inviável. A segunda opção, ótima tanto quanto, era mais perto. Visitamos o hospital e gostamos muito. Foi quando descobrimos que eles não marcavam e nem marcaríam a cesária da minha gestante (problemas com o convênio)! Por problemas de saúde, minha esposa não poderia esperar entrar em trabalho de parto, sob risco de afetar o bebê com a mesma enfermidade que possui mas que não a afeta. Procuramos alternativas e a única que nos apareceu foi ir até o plantonista e acompanhar nos seus plantões, o progresso da gestação até que fosse o tempo... pelo menos assim pensávamos!
No último ultrassom tínhamos sido avisados que a placenta havia amadurecido precocemente! As consequências imediatas desta notícia seriam uma possível falta de evolução fetal (a criança não ganharia mais peso) e uma dificuldade de troca gasoza (a criança receberia menos oxigênio sob risco de danos cerebrais). A médica que a acompanhava encaminhou para o médico que faria o parto para que fosse marcado para os próximos dias...
Em nossa primeira investida o médico na ocasião nos foi tão descortês que tive que intervir na consulta pois minha esposa já chorava, nervosa, diante dos maus modos do doutor que lhe faltou com o respeito e a foi irritantemente irônico comigo também. Frustrados e irados saímos nervosos daquela ocasião. No dia seguinte, nova investida, fomos melhor tratados, porém nada se resolveu... o tempo passava e isso nos preocupava muito! Tudo parecia bem. No meio da semana anterior, líquido ok, peso ok, dilatação nenhuma! Mas se passava a semana e nada se resolvia!
Finalmente, depois de passarmos dois dias em ligações e num estressante vai e vem em hospitais, a médica que a acampanhava indicou o Hospital e Maternidade de São Miguel. Lá fomos muitíssimos bem tratados e todos, mui atenciosos, nos fizeram conhecer o hospital. A médica de lá, sem ao menos nos ver, mediante a carta da colega que acompanhava minha esposa, resolveu marcar a consulta para segunda-feira. Voltamos felizes para a casa! Claro que, não sem antes, sabermos que o convênio não autorizava a consulta e que teríamos que chegar bem cedo e esperar que a doutora quisesse nos encaixar, com amplas garantias de que isso aconteceria.

Fomos, e a simpática doutora nos pediu um novo ultrassom, uma vez que o exame ginecológico já indicava um dedo de dilatação. No mesmo dia, no prédio do outro lado da rua do hospital, fizemos o ultrassom que constatou: líquido aminiótico no mínimo (houve perda, mas não do modo convencional... de alguma forma o corpo de minha esposa havia absorvido o líquido e agora o nível bem abaixo trazia grande preocupação...) Conseguimos, pela graça do bom Deus, que não somente o resultado saísse de imediato como que a doutora o visse, para então ter a notícia: Vai ter que ser HOJE!

Sem preparo, sem antecipação, sem muito o que pensar e desnorteados, fomos nós e .... nasceu!
semanas antes do esperado, e no dia que a havíamos "brincado" entre nós que ela nasceria, veio, e bem. No utrassom de uma semana atrás, meu rebento tinha cerca de 2800Kg e nesta segunda-feira, para nossa surpresa e glória de Deus, foi registrado o incrível peso de 3690Kg, espalhados em 48 cm de pura beleza infantil!

Deus cuidadosamente nos conduziu, fazendo com que saíssemos de um lugar até chegarmos neste, e mostrou seu poder e glória! Mais um ou dois dias e não haveria o que comemorar...
Nem antes (como queríamos), nem depois (como previam), mas no tempo certo!
Para as despesas inesperadas desta segunda-feira, Deus resolveu fazer o tesoureiro pagar-me no domingo, e me dar disposição para ir ao banco sacar o dinheiro com que resolvemos muitas das coisas descritas acima.

Não há como explicar, não tem como entender, se a Providente mão Toda-poderosa do Deus Soberanos não estiver na raiz da explicação, realmente não tem como explicar...

De fato, minha vida familiar tem sido um exemplo vivo da Soberana Mão Providente de Deus!
Agora preciso ir e descansar, porque noites sem dormir me esperam e eu preciso estar lá, disposto, desperto, para mais uma vez registrar o que a mão poderosa há de fazer em nossas vidas, na esperança que tais exemplos sirvam de ilustração de como a doutrina da providência me tem sido ensinada peculiarmente pelo próprio Senhor e Deus, a quem amo e desejo servir enquanto Ele resolver conservar-me com vida!

Comentários

Anônimo disse…
Não poderia realmente ser de outra forma, senão sob a misericordiosa providência do SENHOR, a quem rendemos graças e louvores, por tudo o quanto tem feito em nossas vidas; e em especial em suas vidas! Parabéns pela nova jóia, nova flecha na aljava! Que como Ele tem sido convosco, Ele seja sempre; que como Ele tem cuidado de vós, assim Lhe seja aprazível a continuidade de Suas bênçãos sobre vossas vidas! Estamos consigo, em júbilo e em alegria; em oração a Deus! Abraços e beijos a todos!!!
Eli Daniel e Sandra de Cassia
Fernando disse…
PARABENS!!!!

Ler este post é ter a certeza que o Deus que servimos é soberano e providente. Pensamos, desejamos, planejamos, mas Ele é quem decidiu o melhor muito antes de nascermos. O desejo da nossa familia é que Deus abençoe a RIANE tanto quanto abençou a ALANA. Deus também conceda ao Sr. e a Marcela sabedoria e saúde para cria-la e educa-la nos caminhos do Senhor que lhe e nos tem sido providente.
Mais uma vez parabéns!!!

Fernando, Cinthia, Dalila (Maria Fernanda), Ana

P.S.: A Cinthia pede desculpa pra Marcela, pois não deu pra fazer a unha dela.rsrsrsrsrs
Milton Jr. disse…
Grande camarada,
Que o Senhor continue sendo louvado em suas vidas e que nos ensine a cada dia a confiar no seu cuidado.

Parabéns pela nova herança. Que ele conceda a vocês sabedoria para criar a pequena Riane nos seus caminhos.

Que ela crescça em graça e sabedoria em experimentar nem um dia sequer que não tenha amado o Salvador.

Feliz por vocês,

Milton Jr.
Anônimo disse…
pastor que DEUS abençoe você a marcela a riane e a alana parabens por mais esse grande presente que DEUS te deu
boas noites de sono rsrsrs
esses são os nossos votos
flavio adriana nicolly e nathalia
Filipe Fontes disse…
Jônatas, irmão,

Deus seja louvado por tudo isto, e parabéns pela filha. Que a proveidente mão do Senhor continue assistindo-a durante toda a sua vida.

Um abração do irmão e amigo

Filipe Fontes
Unknown disse…
Soberana Mão Providente de Deus! acredito na divina providência de Deus, pois tivemos muitos momentos em nossas vidas essa prova.
Parabéns pela vida e que Deus os abençõem ricamente, são nossos desejos: Claudinei, Janaina, Leonardo, Leticia
fiquei feliz ao abrir seu blog e saber da noticia, lemos a noitica em familia. Parabéns
Claudinei
Anônimo disse…
Que linda história!!!
O nosso Deus realmente nos surpreende! Não temos outras palavras a não ser de imensa gratidão diante da fidelidade de Deus!
Mais uma vez, acontecimentos em sua vida testificam da providência divina e nos faz afirmar que todas as coisas são para honra e glória do nosso Senhor!
Estou convicta de que as suas duas princesas conhecerão também o poder do Deus a quem servimos e a graça que vem do lar em que elas fazem parte!
Seja bem-vinda, Riane!
Abraços,
Carol
Meus louvores a Deus pela vida desta que nos chega! Agradeço, de coração, o coment de cada um, pois neste momentos especiais, tais coisas se tornam marcas indeléveis na alma!
Unknown disse…
Parabéns

Pastor que Deus abençoe muito vc a Marcela, Alana e Riane, ví a foto no orkut ela é linda, que Deus abençoe muito inclusive nas longas noites agora...

Abraços Fique com Deus!

Tiago Felipe
Unknown disse…
Família Linda...PARABÉNS pela princesa linda !!!

Que Deus conceda muita saúde a pequena Riane e cubra de bençãos toda a família.

Que a chegada dela traga tantas alegrias quanto trouxe a Alana...e que Deus os capacite a criá-la segundo os seus ensinamentos e seja providente como foi até hoje.

Abraços,

Flávia e Valentina
silvia disse…
QUE MARAVILHA DE TESTEMUNHO, LOUVADO SEJA NOSSO DEUS PELO SEU AMOR E GRANDEZA DE PODER EM NOSSAS VIDAS, ESTOU TÃO FELIZ PELO NASCIMENTO DA LINDA RIANE, DÊ MEU BEIJO A ELA, E RECEBAM NOSSO CARINHO MEUS QUERIDOS IRMÃOS. DEUS MUITO OS ABENÇOE. BOA NOITE E SAUDADESSSSSSSSSSSSSSS. SILVIA GARCIA
Anônimo disse…
PARABÉNS!
Estou mto feliz com a noticia do nascimento do bebê...feliz por poder fazer parte desta história tão linda escrita pelo melhor autor, por Aquele que é soberano e poderoso: Jesus Cristo!
Que Deus dê ainda mais a vcs sabedoria e graça para que possam conduzir estas duas jóias nos caminhos do Senhor a qual jamais se desviarão...Eu profetizo em nome de Jesus, que elas crescerão em estatura e graça diante dos homens e diante de Deus...
Em breve marcaremos uma visita...Um grande abraço dos mais novos amigos Tita e Ma
Anônimo disse…
aai, que suuper! fiquei muito feliz quando soube que a Riane nasceu :D
e esse post é uma das confirmação de que Deus sempre está com a gente né?
que Deus abençoe a vida da Riane, e de toda da família ..

um grande abraço e um beijo a todos

Juliane
Joel disse…
Olá Pastor Jônatas!
Parabéns pela vinda da Riane.
Como Vale a pena servir a esse nosso Deus Todo Poderoso, Ele nos surpreende com tantas bênçãos que a gente gostaría de vÊ-lo face a face para agradecê-las.
Como o Pastor escreveu em seu blog, podemos notar como Deus foi abrindo portas para que a Riane chegasse perfeita e saudável. Pastor Jônatas tenho certeza que Deus conduz a vida do seu lar e quando Ele se faz presente em nossa vida milagres acontecem.
Que Deus continue ao teu lado, da Marcela, da Alana e da pequena Riane lhes proporcionando momentos de muita alegria, paz e esperança.
Desejamos de coração muitas felicidades. Parabéns e um forte abraço.
Joel, Cleide, Jonathan e Allan.
Anônimo disse…
Essa é mais uma prova do Amor de Deus ne...
Que Deus continue abençoando o Sr. a Marcela, a Alana e a Riane..=)
E providenciando o que voces precisarem..
Beijinhos a todos *.*
Fiquem com Deus
Anônimo disse…
Querido filho
Somente catorze dias após o nascimento de nossa segunda neta, entramos em seu blog. "Adoramos".
Choramos ao ler todo o testemunho que você registrou...nós amamos você, a Marcela e nossas netinhas. O Senhor sempre requereirá de você que TESTEMUNHE...pois "grandes coisas Ele tem feito em sua vida, pois isso estamos alegres".
Mil beijos de seus pais.
Unknown disse…
graça e paz pastor, gostei do seu blog é bem edificante,e que DEUS a edificar sua vida mais e mais de sua ovelha Cleomar.