Uma breve reflexão sobre a mentira e seu dia

No dia 1 Abril convencionou-se celebrar a mentira. Não aquelas mentiras que nos "protegem" em nossos erros, ou aquelas que são forjadas na malignidade de nosso coração para ferir outrem. Celebra-se aquelas mentiras brancas, mentiras que não fazem mal, podem ser engraçadas... as mentirinhas que sobrevivem sob o formato de pegadinha.

 

Esta modalidade não é recente (e esta afirmação é algo que presumo, claro). Como não tenho a fonte da história, reproduzo sem o peso que uma história real carrega. Contudo, ela ilustra muito bem a questão que levanto neste dia. É a história da vaca voadora! Não conhece esta? Leia a seguir, é bem curtinha:

 

Consta que o tímido e bonachão Tomás (de Aquino) debruçava-se, como sempre, em uma pilha de livros e escritos, sempre em produção frenética. Alguns monges se aproximam e decidem pregar uma peça no compenetrado monge:

 

- Tomás, Tomás! Veja! Uma vaca voando!

 

Tomás saltou da cadeira e, reclinado ao parapeito, vasculhou os céus em busca da vaca, enquanto em torno os outros monges explodiam numa gargalhada coletiva.

 

Surpreendido, o santo se explicou:

 

- É que achei mais razoável uma vaca voar do que um irmão mentir...

 

Neste 1º de abril, imagino eu, muitas vacas voaram... eu mesmo "vi" algumas. Esta é uma outra forma de dizer que houve muitos cristãos que aproveitaram da oportunidade para arrancar boas rizadas, entretanto, valendo-se de mentiras... Mas, e aí? Pode? Afinal de contas haverá algum mal nisso?

Eu receio que brincamos com coisa séria se brincamos com a mentira. Eis algumas razões:

A Escritura chama a Satanás de "o Pai da mentira" em João 8:44. Veja: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer- lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Repare na curiosa ligação entre o "proferir" da mentira e a expressão do caráter do Maligno. 
Em conexão com o ponto anterior, Deus, em contra partida, é retratado na Escritura como o Pai das Luzes (Tg 1.17), Pai celeste, Deus da verdade ( Sl 31.5) e outros atributos que apontam para o Seu caráter santo, justo e bom.
Na soma deste dois elementos anteriores, temos um resultado inusitado para os desavisados: nossas atitudes, aquelas mais instintivas e reacionais, demonstram com quem mais nos parecemos. No final deste dia, se pergunte "à cara" de quem você mais se pareceu. Como um filho que é à cara de seu pai, com quem você parece?

Temos ainda que considerar em nossa breve reflexão um texto que, diferente dos argumentos anteriores, não dão somente subsídio teológico para boas conclusões, mas, trata diretamente a questão. Me refiro ao texto de Provérbios 26:18-19: "Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira."

Sim, um gigantesco "oops" ecoa na cabeça daquele que pensou que esta não passava de uma brincadeirinha inocente sem maiores consequências. Na verdade, salvo melhor juízo, espera-se que a vida entre o povo eleito de Deus seja tão marcada pela Verdade, que ela seja vista até em suas brincadeiras. Afinal nossa santidade se expressa assim, não é mesmo? Efésios 4:25: "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros." A alegria, o humor e as boas risadas são também outra marcantes característica da Igreja, mas hoje me vi desafiado a pensar mais seriamente sobre isso, e o que seria uma despretensiosa "postagem" de rede social se tornou uma reflexão maior, que compartilho com você, leitor.   

Termino alertando que o mundo à nossa volta é hostil. Não nos enganemos. Ele está sendo remodelado diariamente para se tornar um ambiente propício pra que quebremos o maior número possível de mandamentos bíblicos. Mentira é pecado, e por mais que você de fato não faça dela uma regra na sua vida, cuidado para não celebrar e se engajar com alguma coisa que Deus abomina: "Tu destróis os que proferem mentira" (Salmos 5:6).
Deus nos dê o espírito do salmista, para que com ele façamos coro, cantando: "Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei" (Salmos 119:163).

Comentários