Na Prática a Teoria é outra!

Normalmente eu diria que é inacreditável testemunhar como na prática é fácil desmentir a própria cosmovisão. Como é comum e corriqueiro ver como que as pessoas - nós, pessoas - têm a facilidade de serem incoerentes e incosistentes. Normalmente...
Agora, porém, depois de repetidas vezes contemplar a insistência humana em alterar a "teoria" na prática, chego a conclusão de que não é tão inacreditável assim! Afinal de contas, a verdade é uma só: faremos aquilo a que mais estivermos inclinados. E sempre faremos aquilo de que o coração estiver cheio.
Começa a ficar normal ouvirmos que tudo quanto falamos, teológica e doutrinariamente, ou beira à utopia (esse negócio de obedecer absolutamente o que está escrito na Bíblia é fanatismo religioso, dizem...), ou então um velho chavão é suscitado para desculpa: "é... mas aqui a realidade é outra".
Então, cansado das mesmas desculpas sobre como não dá pra fazer, crer ou obedecer a doutrina na íntegra, porque os tempo são outros, considero:
- Não saber como as coisas funcionam é um problema! A tese é que o que você tem de mais fortemente arraigado em sua alma, há de controlar sua conduta prática. Isto equivale a dizer o óbvio: sua teoria comanda a prática - invariavelmente! Mas alguém pode perguntar, e quando a teoria não se coaduna com a prática? Ainda assim a tese é verdadeira; o que acontece é que na prática, a teoria é outra! Ter consciência disso é fundamental. Se é assim, então a incoerência além de explicada, torna-se ainda mais deplorável! É como dizer que na prática eu faço o que eu realmente creio; e não raras vezes, isto difere do que costumo dizer que creio. Parece novo, ou complicado? Bom... Jesus já dizia: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" ( Mt 15.8; Cf. Is 29.13).
Além disso existe o não querer que as coisas funcionem, que é também um problema! Tais respostas apresentam ao ouvinte o nível de comprometimento em ver a teoria concretizada. Dentre as várias alternativas para a solução do dilema ( qual? obedecer ou não?) o que se apresenta para uma vida ou prática que seja ligeiramente divergente da teoria apresentada [contando com o pressuposto que tal parte teórica (= palavras), seja oriunda da Palavra de Deus] é que isso não se aplica! Oras, não se aplica pelo simples fato de que não se quer ver a coisa aplicada! Enquanto permanecer assim, não anda, não vai pra frente, não sai do lugar... e no final, a culpa é sempre daquele que levantou a lebre primeiro... De novo: "O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca." (Pv 19.24)
Assim, em qualquer caso, evidencia-se a triste realidade: somos reféns da nossa verdadeira cosmovisão. Há uma teoria que nos rege e nem sempre estamos conscientes dela, mas o fato não muda: Ela rege nossa prática. Cuide-se! Afinal, ninguém está livre de se encontrar numa situação dessas... de um, ou de outro lado!

Comentários

Leia mais sobre o assunto em: http://coletaneanormabraga.blogspot.com/2005/10/mente-de-cristo.html
Boa leitura!