Livre? Sim! Mas... pra quê?

Uma das maiores desgraças que o pecado trouxe à alma humana foi sujeitá-la à escravidão. Somos ávidos por servir, e como estamos distanciados do Criador, justamente por causa do pecado, servimos a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente, amém!

Uma das maiores graças que a redenção nos trouxe foi a liberdade. Paulo nos diz com clareza quando escreve aos Gálatas que foi para liberdade que Cristo no libertou. E como em Cristo nos tornamos não só próximos de Deus, mas co-participantes de sua natureza (2 Pe 1.4), sim, somos finalmente livres!

Embora eu seja tentado fortemente a explorar do que somos salvos, devo me ater ao pra quê, que vem causando tanta consternação ao meu inquieto coração.

Alguns cantores evangélicos hodiernos estão fazendo grande
sucesso com suas letras que cantam sobre a liberdade - note porém que não completei o termo “liberdade” com o qualificativo que torna a liberdade algo que o valha, o termo “cristã”. Isto digo porque ainda não estou bem certo de que liberdade falam aqueles que tem suas letras sendo trazidas para dentro das igrejas na pretensão de cantar a liberdade que Cristo nos dá Nele.

Mas isto deve ser explicado. O fato é que tais letras falam de uma liberdade específica, para fazer algo específico. Ao que parece o clamor conservador ganhou a atenção de alguns autores , e agora os ataques vem de todos os lados. Depois que os movimentos neo-pentecostais lançaram a moda da “dançano culto ao Senhor, a coisa se espalhou como uma epidemia. E como toda epidemia é má e deve ser contida, anticorpos guerreiros do Corpo de Cristo se levantaram para demonstrar, de uma ou outra forma, o quão distante do ideal bíblico tais práticas levavam o povo de Deus.

Na contramão, as letras reagem com variações de “sou livra pra correr, sou livre pra dançar; posso pular, posso dançar” com complementos sugestivos do tipo “já fui cercado por muitas tradições” ou acusações veladas da monta de “ tenho o espírito de Deus em mim, então sou livre e...”. Tais autores criticam a postura tradicional e dizem que dançar é bom, preferível e alguns como já disse, chegam a apontar a coisa como prova da habitação do Espirito em si!
Contudo, se esquecem de que a liberdade que tanto apregoam daria liberdade ao irmão do lado para não dançar, sendo esta a vontade do individuo em questão, mas isso nem sequer é levado em conta. Imagine por um momento se uma letra como esta faria sucesso: “ sou livre pra correr, sou livre pra dançar, mas por uma questão pessoal ou particular, escolherei parado ficar” ou “posso pular, mas não vou, posso dançar, mas não vou”... (além da pobreza poética e da falta de som, a letra não faria sucesso pela mensagem...)

Agora me pergunto: esse povo quer ser livre pra quê? Pra dançar? No culto? Só pra isso?!?! Fico a me questionar se foi para isso que Cristo morreu na cruz?!?! Teria o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, enviado seu Filho amado para padecer morte tão feroz, para ver seus filhos redimidos por aí dançando? Para onde foi toda aquela idéia de reverência, submissão e maravilha ao se contemplar as belezas e feitos grandiosos do Senhor tão sobejamente revelados nas Escrituras? Teria sido o sentimento de devoção substituído pela vontade incontrolável de se balançar em ritmo de festa? È pra isso que VOCÊ quer liberdade?!?!

Tal como os primeiros escravos libertos, não sabemos o que fazer com a liberdade que ganhamos, e, acostumados a uma vida servil, buscamos senhores menos excelentes que o Soberano Altíssimo. Tudo em que conseguimos pensar é que somos livres pra... dançar!
Sinceramente, acho que sou livre pra discordar e dizer: Livres sim! Mas pra fazer bom uso desta liberdade, é bom lembrar que quem me libertou agora é meu Dono e Senhor!
Não, eu não sou livre para fazer o que eu quiser! Se isso fosse assim, em outras palavra eu bem poderia dizer que Deus me libertou para me fazer deus de mim mesmo! Afinal, agora posso finalmente satisfazer meus mais mesquinhos desejos e ignorar qualquer preceito vindo de Deus, o Libertador, para lhe prestar um culto que lhe seja agradável!
Liberdade, diante de Deus é serviço e servidão. Sou escravo do Senhor Deus que criou o céus e a terra! Fui liberto para me tornar parecido com Jesus Cristo, seu filho, cujo agrado era fazer a vontade do Pai.

É como já disso o outro lá: “um trem só é livre nos trilhos”, e o homem só é livre em Deus!
Quer uma música sobre liberdade? Qual dizer que é melhor entender que se é servo e não Senhor! Que há prazer em seguir o Mestre Jesus, estar em sua graça, luz e poder. E que só existe prazer quando há liberdade, e livre é o homem que está sob a verdade do céu...”

Comentários

Unknown disse…
Realmente se todos pensassem que fomos livres da escravidao do pecado e podemos livres em Cristo Jesus andar de acordo com a sua soberana vontade,a morte DELE nao seria tao ridicularizada como tem acontecido nos nossos tempos. As pessoas querem que sua liberdade seja para o seu proprio prazer, se nao servir a Deus fica chato^e sem graca e isso que esses hipocritas que dizem que amam a Deus tem feito com essas letras tao vazias....
Fernando Jordão disse…
O que estas músicas e atitudes mostram não é uma liberdade e sim uma escravidão de ser igual ao mundo, mas ser diferente pra que?. O que estas letras também me mostram é que temos um Deus misericordioso e que estamos sob uma graça divina, pois poderíamos e deveríamos ser fulminados por Deus por ser cooparticipantes de tais músicas. Deus nos dá um dom e usamos para glorificar tudo e todos menos o Deus que deve ser glorificado e gozado para sempre (catecismos questão 1). Bom peço desculpas aos leitores deste comentário por ser tão rude, mas sei que não estou deixando de glorificar a Deus com ele; e sim constrangendo aqueles que acham prestam culto a Deus com estes louvores e atitudes.
Deus o abençoe Rev. e lhe dê cada vez mais ousadia e intrepidez de proclamar a sã doutrina e o que as escrituras pregam, doa a quem doer.

Abraços reformados
Ana Carolina disse…
Lendo a este excelente texto, pude relembrar da atitude que meu esposo e eu tivemos em meio a um culto na igreja de uns amigos a qual fomos visitar. Se eles se dizem livres para fazer tudo isso, nós nos declaramos livres para ficar parados e de prestar culto ao nosso Deus mantendo ordem e descência.
"Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído." Isaías 29:13
Couseling hugs,
Carol
Joel disse…
Refletindo sobre esse texto, ser livre para fazer o que quiser, na minha opinião não é assim que Deus quer e sim que sejamos submissos a Ele em tudo. Quem é submisso não pode ser livre para tudo. Creio que há uma contradição nesse pensamento. quando Davi ora a Deus dizendo que sua vida estava nas mãos de dEle e sem a ajuda, sem a proteção, e a providência constante em sua vida de Deus, ele não teria condições de dar um passo sequer, isso me leva a entender a total submissão à vontade de Deus, portanto devemos refletir muito sobre o que falamos, cantamos e pedimos, pois às vezes estamos pedindo a Deus malefícios para nossa vida. Ainda bem que Deus age graciosamente para conosco, perdoando nossa ignorância.
A liberdade é uma bênção. Mas tudo nas mãos de pecadores pode ser deturpado e corrompido. Assim como as armas da justiça nas mãos dos injustos é injustiça, a liberdade nas mãos de escravos do pecado é escravidão para o mal, proposta de rebeldia contra Deus e pretexto para realização de todo ato que eleva a autonomia humana e não exalta a soberania de Deus. A todos fico grato pelos coments. Marcela: acho que o povo que compôe estas letras não pensam realmente no peso suportado por Cristo para nossa liberdade. Fernando: De fato nosso coração inflama, mas graças ao Bom Deus e sua misericórdia que são as causas de não sermos consumidos. Carol: liberdade é liberdade! Deveria valer para todos, não!?!? Joel: Verdadeira liberdade é como disseste... submissão a Deus!
abcs a todos!
Anônimo disse…
Sim!!! ser livre é dançar sim!
a dança foi algo lindo que veio do coração do Senhor! foi deturpado pelo inimigo, e as pessoas do mundo usam a dança como algo Sensual! MAS A DANÇA é um dos mais belos meios de adoração, e somos livres para dançar pq somos um povo salvo, uma geração eleita! temos que chamar a atenção do SENHOR para nós usando o que ELE nos deu, a voz, as palmas, a DANÇA...!
o Senhor é Feliz e ELE quer que seu povo tbm seja! assim como foram os Hebreus que celebravam ao Senhor com Danças e Cantos, assim como o rei Davi que dançou como um louco! e sua mulher que o julgou foi amaldiçoada!"EXPERIMENTE DANÇAR E SINTA O NOVO DE DEUS NA SUA VIDA!!!"
Anônimo disse…
danço mesmo!!! sou louco de paixão!!! e sou livre!!! JESUS me fez livre! e na biblia nao tem falando nada sobre a dança ridicularizar a igreja!!!se fosse assim grandes ministerios estariam seguindo o exemplo do mundo!e nao existiria escolas de dança tao abençoadas e cheias da gloria de DEUS! amados adorem ao Senhor com liberdade!dançem como o vento!PULEM como filhotes de boi de selvagem! sejam pirados por Jesus loucos de paixão! com certeza vcs chamarão mto mais a atençao de Deus, do que apenas orando baixinho(ou gritando sem sinceridade e sem fome e sede de DEUS)! QUE Deus libere sobre a vida de vcs sede e fome de sua presença! pra que aprendam a se desesperar pelo olhar do SENHOR!vc ja experimentou adorar ao Senhor com danças!?!?!?
AVL
Anônimo disse…
LIVRE? SIM! PRA ... DANÇAR!!!!!!
Caro "Anônimo";
Sua posição pessoal precisa e será respeitada. Contudo, não há como concordar com sua posição segunda as Escrituras. Em sua argumentação, vc apresentou, por exemplo, Davi dançando como "um louco". Pergunto: Esta foi a maneira mais delicada e educada que encontraste para se referir ao Rei Davi, o homem segundo o coração de Deus? Procure na Bíblia e verás que a expressões são bem mais comedidas.
Também disseste que a dança é uma das formas "mais belas" de adoração e que esta teria nascido no coração de Deus! Com base em quais textos das Escrituras vc se baseia para fazer estas afirmações? Ao fazer uma afirmação tão forte terias respaldo bíblico, certo?
A liberdade que temos em Deus não é absoluta, senão poderíamos nos valer dela pra desobedecê-lo, o que é inconcebível. Sua afirmação no segundo coment de que se eu estivesse certo isto significaria que a igreja está imitando os moldes do mundo é correta. É assim mesmo que penso! A maneira escrachada e pouco reverente com que me escreveste demonstra o que vc mesmo aludiu, que a dança "ridiculariza" a igreja. O princípio que o cristão deve seguir é o de obediência aos mandatos da Escritura, de modo que somente o que ela ordena deve ser feito, e não entender como permitido aquilo que ela não proíbe. Isto significa que a dança, conforme vem sendo entendida e praticada, debocha da santidade do Deus, conforte temos revelado na Bíblia. De modo que concluo com dois pontos finais: primeiro, o ônus da prova de que devemos e podemos dançar é de quem assim deseja, e estou aberto à discussão que possa se seguir. Segundo, não experimentarei a dança, conforme sugerido, porque minha mente está cativa à Palavra de Deus e nela, ainda não me vejo convencido a tanto e lamento desapontá-lo. Em Cristo, o Juiz de todos, me despeço.
Caros blogueiros, devo pedir que, à partir de então, todos se identifiquem ao comentar um post. A identidade é fundamental para um bom relacionamento entre nós! abcs