Assim eu nunca erro!


Recentemente ouvi uma ilustração que me fez pensar... Ela diz:

"Quando pequenos nós aprendemos que pecar é errar o alvo. Você atira sua flecha, mirando o alvo. Não se pode errar... o pecado é esta tentativa patética de acertar, sem contudo atingir o alvo pretendido... Mas tem quem nunca erra o alvo, porque ela atira a flecha e depois "pinta" o alvo ao redor do ponto que a flecha atingiu, e assim, nunca se erra o alvo..."

Fantástico! E isso mesmo. Por que tentar seguir e entender a Bíblia corretamente? Por tentar viver de modo digno do evangelho? Por que tentar seguir as orientações Bíblicas e os mandamentos de Deus, se eu posso pintar ao redor de meus atos e pensamentos os preceitos de meu deus?

O que as pessoas querem não é adaptar-se à verdade da Palavra de Deus, mas que Ela se adapte à nossa realidade. Chamamos de utopia, porque não temos coragem de dizer a palavra que vai no coração, quando ouvimos o que Deus requer de nós... Mas não há o menor desejo de viver em conformidade com as regras Bíblicas. A própria palavra "regra" já causa arrepios, como se as regras de Deus não pudessem ser, não somente obecedecidas, mas amadas e desejavéis! Preferimos que a Palavra de Deus circunde minha vida, dando -lhe sua aprovação.

Desta forma, nunca se erra o alvo, porque ele sempre será pintado ao redor de nossos comportamentos, pressuposições e entendimentos particulares.
Mas esta não é uma boa opção de vida. A cena é ridícula, como serão as muitas "desculpas" apresentadas no dia do juízo; aquelas que se nos apresentam quando há confrontação!

Nós continuaremos tentando acerta o alvo. Sabemos que depois do primeiro erro, todos os que vieram depois lançam suas flechas a esmo. Nossos problemas espirituais oftalmológicos são tão intensos que nem sempre enxergamos o alvo, que dirá acertá-lo. Mas isto não é razão suficiente para ignorar que exista um!
A Palavra de Deus é e sempre será o parâmetro com o qual Deus no medirá e julgará. Erra o alvo é perigoso, e vai determinar o nosso destino final. Mas se vamos continuar tentando acertar, certos que não vamos fazê-lo à contento, por que tentar então?

Cristo Jesus, acertou o alvo por mim e por tantos quantos nele crerem. A punição pelo erro não recairá sobre nós, porque já recaiu sobre Ele. Quando alheio a Cristo, o alvo não era um objetivo... nem sabia que existia um para se tentar acerta. Mas o alvo é acertar, não errar! Agora que eu sei, e consciente que não posso acertar sempre, tenho tranquilidade para tentar... o que eu não posso é ignorar o alvo, e pior, achar que a flecha possa ir para qualquer direção, e então pintar o alvo em volta...

Mas não se esqueça de um pequeno detalhe: Não tentar é viver uma vida medíocre, porque agora, com Cristo e no poder do Espírito, seus olhos não estão tão mais cegos, e acertar é uma possibilidade crescente! A santificação é progressiva!

E aí, o que vai ser? Vai maquear os resultados ou vai viver integramente? Atire sua flecha, no poder de Cristo o Mestre...

Comentários

Hoje, muitos crentes encontram-se em um estado de sedentarismo. Não querem saber de exercícios de fé e, por vezes, preferem continuar estacionados em um estágio prejudicial.
Que Deus continue nos abençoando, através do ministro que escolheu para nós, propondo exercícios e nos fortalecendo por meio da exposição de sua palavra.
Ass: Felipe