Deus é um incômodo?

Sabe... começo a questionar a repetida frase "o Espírito incomoda..."
Em qualquer circunstância, quando pedimos que o Espírito incomode, ou quando dizemos que o espírito nos incomodou, creio que esta seja uma maneira de dizer, mas que no fundo reflete no entendimento errado a cerca da ação do Espírito Santo e da realidade do pecado em nós.
Deus é o doador de toda dádiva e todo dom perfeito. Isto significa dizer que tudo quando de material que temos vem das mãos do bondoso e soberano Deus. Quer dizer também que toda sorte de benção espiritual nós temos em Deus, que as dispensa soberanamente. Deus é o criador, quem nos maravilhou com a abundância e riqueza da criação, vindas de sua dadivosa mão. Criou cheiros e cores, variedades e diversidade. Criou beleza de intensa grandeza e nos enche os sentidos com a vastidão de sua criação. Criou o homem, sua imagem e semelhança. Fê-lo parecido com Ele para que lhe fosse espelho ante aquela criação. Se há majestade nas coisas, muito mais nas pessoas! Num ato único e amável, Deus confabulou de forma como ainda não houvera feito, então saímos nós, na pessoa de Adão...
Nós nos rebelamos contra este Deus maravilhoso e bom, desejando o que não nos pertencia, achando que poderíamos ter ideias melhores do que o criador de todas elas. O pecado entrou no conhecimento humano, e corrompeu mais que a nós, a criação também, com dimensões cósmicas.
A corrupção da queda e seus efeitos catastróficos atingiram o homem na sua raíz mais profunda. Atacou-lhe o coração, tornando o homem radicalmente depravado, ou seja, a depravação do pecado atingiu-nos na raiz, e toda a árvore é uma evidência desta raiz enferma.
Nos tornamos avessos a tudo quando diz respeito a Deus. Sua presença outrora benfazeja agora é motivo de fuga. As doces conversas no jardim do Éden agora dão lugar a um povo que pede que Moisés lhes fale por não suportar que Ele lhes fale diretamente. Sua orientação sábia e precisa é entendida como ordens a serem desobedecidas por nos vedarem prazerem momentâneos que tanto valorizamos. Deus aparece, nós sumimos. Deus diz, nós mentimos. Deus ama, nós odiamos... Deus salva, nós se pudéssemos rejeitaríamos!
Por tudo que Deus é, por tudo que fez e faz em nós e por nós, em caso nenhum vejo como Deus possa incomodar. Se há incômodo, não é por causa de Deus e sua Santa presença, pois quando criados e sem o pecado, isso não era um problema. O problema é o pecado. Ele é a razão do incômodo que sentimos quando Deus fala, age, guia, direciona, toca e ordena.
Não, Deus não incomoda, é o meu apego ao conforto que é um problema. Deus não incomoda, é meu desejo por prazer que me governa. Deus não incomoda nem a mim nem a outrem... todos somos pecadores.
No futuro, sem pecado, sem corrupção... O Espírito de Deus não "incomodará" ninguém, nem sob os mais piedosos pedidos... todos nos deleitaremos na sua doce e santa presença.
Não peça nem pense que Deus ou Jesus ou o Espírito Santo incomode de forma alguma. Peça que ele visite, com graça e amor redendores... O que precisamos não é que o Espírito incomode... precisamos de transformação!

Comentários

Anônimo disse…
O incomodo vem de nós mesmo, com nossas buscar desenfreadas pelo ter e prazer, que deus tenha piedade de nossas almas e que nos VISITE com Sua graça redentora.
Obrigdo pelo texto maravilhoso
Deus o abençoe
Caldudinei Barbosa
Ana Carolina disse…
Precisamos prestar mais atenção ao que falamos, inclusive em orações. Há termos que se tornam clichês evangélicos, ou o que chamamos de "evangeliquês"...rs
Realmente, o que deveria nos incomodar é o nosso pecado. Deus jamais poderá incomodar! Tudo que vem Dele é bom, perfeito e agradável!