Profeta Brasileiro?

Sei que já faz um tempinho que não posto nada aqui… Fico com preciosismo e no desejo de escrever textos relevantes acabo não tendo tempo para tanto e por fim nada vai ao ar… então, desculpe o texto tão informal, mas isso realmente parece não ter fim, e começa a incomodar de verdade:

Recentemente tomei conhecimento, mas somente há alguns dias pude ver: a nação brasileira ganha mais um expoente televisivo, que não é apóstolo, nem bispo… é profeta!

Meus olhos não podiam crer no que via, nem os ouvidos acreditar no que ouvia: um profeta pentecostal. Não bastasse o anacronismo implícito óbvio e incoerente, o “profeta” tinha fortes tendências pentecostais.

Os profetas, homens de Deus enviados por Deus para falar de sua parta ao Seu povo, eram figuras existentes no Antigo Testamento. O pentecoste é um evento inaugural do Novo Testamento. Separados por anos e dispensações, este personagem brasileiro, auto-denominado profeta conseguiu fazer o impossível, incrível…profeta jasielbotelho.blogspot.com

O que mais chamou a atenção, nos poucos minutos em que consegui permanecer no canal em que o seu “programa” se passava, foi a maneira com que, primeiro, o profeta procurava insistentemente se promover.

Chegando às raias da chatice, Insistia que sua pessoa era procurada e requisitada, como quem provar seu valor pelo seu sucesso. Cômico, e infinitamente trágico.

Mas o que mais revoltou foi a sessão de perguntas e respostas. Questionado sobre qualquer que tenha sido a questão, que não me lembro e tampouco importa lembrar, a maneira como ele começou a responder chamou muito a atenção! Sim, chamou mais a atenção do que sua vestimenta tipicamente gaúcha, seu linguajar limitado, sua abordagem sensacionalista típica de programas de reportagem policial ou sua postura pragmaticamente pentecostal. Mais que tudo isso reunido, chamou-me a atenção a maneira como alguém que se diz profeta começa a responder qualquer resposta que seja… Ele começou: “bom, eu vou dizer o que eu acho…” e repetiu esta frase algumas vezes…

Eu acho????? Eu… acho…????????? Eu acho?!?!?!?!?!?!?!!!!

Irônico, não?!?! Como alguém que se diz profeta esquece do básico do que um profeta é ou faz: Ele é a voz de Deus no meio do povo! Os profetas da Bíblia são universalmente conhecidos pela maneira ímpar e invariável com que, ao longo de inúmeros anos, eles começavam seus discursos: “Assim diz o SENHOR…” Teria o profeta gaúcho esquecido deste pequenino detalhe? Se o fez, esqueceu-se do detalhe que distingue um profeta do Senhor de um “falso profeta”; Como quem esquece daquele detalhe que faz a diferença entre água quente e água fria… aquele detalhe dispensável chamado temperatura…(leia-se a ironia)

Um profeta pode ser facilmente achado nas igrejas históricas onde um pastor, bem estudado e sério apresenta as verdade da Palavra de Deus com fidelidade e as expõe com exatidão, amor e paciência. Um profeta moderno não é diferente daquele pastor de terno e gravata que você encontra nas igrejas, pois aquele pastor é um profeta, se seu sermão espelha fielmente as verdade da Palavra de Deus!

Deus julgará todas as coisas e pessoas no fim, mas é bom que se saiba que se julgamento justo e fiel será baseado em sua Palavra Infalível, que está encerrada na Bíblia Sagrada. Como pode alguém esquecer de coisas tão características e claras na Palavra de Deus, e ainda assim querer usufruir dos títulos que dela derivam? Poupe seus ouvidos e olhos caro leitor, e seja pastoreado por verdadeiros profetas: os pastores do rebanho de Deus!

 

Comentários