O que você faria se fosse você?


Repare na seguinte notícia. Eu voltarei ao final para comentar:

Dilma muda data de comício em SP com medo da Carminha! É verdade!
Na Folha:
 A presidente Dilma Rousseff foi convencida pela coordenação da campanha de Fernando Haddad a mudar a data do comício que fará com o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. De acordo com um integrante do comitê petista, o evento, previsto para a próxima sexta-feira, ocorreria no mesmo dia e horário do capítulo final da novela “Avenida Brasil”, da TV Globo. A conclusão é que “não haveria ninguém” para ouvi-la, já que a maioria das pessoas ficaria em casa para ver o desfecho da trama em vez de prestigiar a presidente.
O evento foi remarcado para o sábado, no mesmo local: o ginásio da Portuguesa, ao lado do estádio do Canindé. Por causa da mudança, os petistas tiveram que reprogramar toda a agenda do fim de semana, incluindo minicomícios com a presença de estrelas petistas como o senador Eduardo Suplicy e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A própria Dilma já admitiu em entrevistas ser fã de novelas. No ano passado, ao participar de premiação em São Paulo, ela comentou com a atriz Lilia Cabral que assistia a “Fina Estampa”. 16/10/12 (Blog: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-muda-data-de-comicio-em-sp-com-medo-da-carminha-e-verdade/)

A que conclusão podemos chegar ao ler notícia como esta? Alguns poderiam estampar um sorriso nos lábios, por descobrir que possuem o fino gosto por novelas que a Presidente Dilma. Outros torcem o nariz, em tom de desaprovação, como o articulista que divulgou em seu espaço virtual a notícia que acabou de ler (Reinaldo Azevedo). Contudo, qual é a avaliação que se pode fazer do ocorrido?
Olhando para uma questão que não é apenas hipotética, mas fatual, lamentamos grandemente que não sejam poucos os reféns da dramaturgia da rede Globo. A questão não é a beleza artística ou a falta dela. Estou disposto a concordar que a cada ano é possível perceber o crescimento técnico que explica porque a rede Globo é a campeã de audiência. E creio que é justamente aí que mora o perigo! Por mais que digamos sermos não influenciáveis pelos valores divulgados nas novelas, o fato é que estamos religiosamente aguilhoados aos capítulos e às tramas muito bem escritas e bem interpretadas destas. Conquanto tenha que ser condescendente para afirmar que sejam bem escritas, o que não se pode negar é o efeito viciante que a novela exerce. Eu mesmo já fui um daqueles que não perderia por nada o capítulo final. Credito a Deus e à sua misericórdia o fato de hoje não saber o que se passa nas novelas, seja de que emissora for. Mas, ao mesmo tempo, publico minha dificuldade de entender o gosto que alguns cristãos desenvolvem pelas tramas globais. Reparo, igualmente, que o mesmo interesse não se dá quando o assunto é um livro, principalmente se este for a Bíblia. Não vejo ninguém na mesma proporção enamorado pelas tramas bíblicas e histórias reais registradas no Livro Inspirado, ao passo que céus e terra movidos seriam se promovessem impedimentos para assistir ao capítulo final.
Nosso país e seus valores estão nas mãos não da rede Globo, mas dos escritores de suas novelas, que bem pagos, continuam a escrever suas loucuras, doutrinando, diária e religiosamente, os brasileiros de nossa pátria e além, que absorvem seus valores sem nem mesmo estarem conscientes do fato. É como assistir um bom filme, dizem alguns... esquecidos do caráter diverso que seja doutrinar-se diariamente para o tempo reservado para a novela, do caráter ocasional de um cinema, que é inclusive reputado por opção de lazer e cultura. Mas, para quem tem olhos noveleiros, não haverá argumento que baste.
Nossa líder maior é um reflexo de nosso povo. Ela nos representa mais do que imagina. E agora sabemos: não só nos votos, mas no gosto. Que faremos à vista destas coisas? O que sei é que o carro que passa na avenida Brasil é que é o carro chefe. Ele é quem manda, na agenda da Presidente e na agenda do povo. A pergunta que não quer calar é: “e quanto a agenda do povo de Deus?” Como cidadãos brasileiros, passeamos na avenida Brasil vestidos de fina estampa. Mas como cidadãos do reino dos céus, trilhamos o caminha da verdade e da vida, vestidos de vestes celestiais, vestiduras brancas lavadas no sangue do Cordeiro. Isto significa não assistir novelas? Que cada um chegue às suas próprias conclusões. Eu cheguei às minhas, e serei julgado somente por elas. Cada qual o será pelas suas. Qual é a sua conclusão?

Comentários

O duro, meu caro, não é que o povo está só enamorado, ou envolvido pelas tramas globais. De fato, crentes estão tão atrelados à estas produções que acham graça do trio amoroso, do chifre e até torcem para que a megera da esposa saia do caminho do casal recém formado. Crentes que conseguem achar graça do pecado, essa é a grande revelação da teledramaturgia.
Anônimo disse…
Fico a imaginar Jesus chorando, tendo como pano de fundo Jerusalém. Assim como Ele chorou pela cidade impenitente, chora hoje pelas vidas ceifadas pelo inimigo. O pior é que existem igrejas inteiras cujos membros dizem não serem afetados em nada pelas tramas novelísticas! Ah se pudessem contemplar a si mesmos de olhos grudados na tela! Isto me faz lembrar a seguinte passagem:Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17.
O pior doente é o que não reconhece que está enfermo.