Melhorando minha comunicação


Que espécie de mundo maravilhoso teríamos se de repente, todos nós, resolvêssemos usar nossas conversas e habilidades de comunicação para abençoa vida das pessoas? Pense que tipo de vida teríamos se levássemos à sério e às últimas consequências os ensinos bíblicos que temos ouvido? Você gostaria de viver num mundo assim?

Nosso problemas são mais NOSSOS problemas do que nossos PROBLEMAS. Reside em nós as dificuldades que precisamos transpor para viver vida feliz e tranqüila. Uma delas é a realidade da comunicação que glorifica a Deus.

Nesta semana de estudos o prof. Tripp ressaltou algumas preciosas lições que precisam ser compartilhadas para que todos cresçamos rumo à maturidade de Cristo.

Nossas palavras não são nossas! Chocante, mas verdade. Somos imagem de Deus, portanto, seres análogos ao criador. Como tais, tudo o que temos e somos deriva e tem sua origem nele. Nossa habilidade de falar e nos comunicar vem dele também.

A doutrina da mordomia cristã diz que tudo de que dispomos na criação é do Criador. Até nossos corpos, mui especificamente dos cristãos, pertencem a Deus e temos que cuidar dele direitinho. Paulo pressupõe este cuidado quando diz em Efésios 6 que todos nós cuidamos bem de nosso corpo, e deveríamos dispensar o mesmo zelo para com nosso conjuge amado.

Não é diferente com nossas palavras. O primeiro a falar na história do mundo foi Deus. E quanto ele falou coisas aconteceram. Você que está familiarizado com Genesis 1 sabe que as coisas que aconteceram foram bem diferentes daqueles que acontecem quando nós falamos. Quando Deus falou, ele criou. E o que ele criou através da sua Palavra era bom, muito bom! Palavras têm esse poder: de criar ou destruir – que nos diga o epísódio da serpente “falante”.

Quando falamos coisas acontecem: relacionamentos se fragilizam, pessoas são machucadas, mágoas são criadas e coisas que tais. Simplesmente estamos usando a comunicação para fins diferentes daqueles para os quais Deus as projetou. Deus falou e coisas boas foram criadas. Em seguida o homem falou: deu nome aos animais e agradeceu sua contraparte! Depois do pecado, o homem e Deus continuam falando: Deus pronunciou julgamento e redenção, e o homem culpou a tudo e a todos.

Reflita sobre esta bênção que é a comunicação! Deus a deu para que a uses para a glória dele. Crie um ambiente melhor em sua casa com suas palavras. Crie um relacionamento mais profundo e bíblico com sua esposa ou esposo, crie oportunidades de ministrar graça aos que te ouvem. Crie, não destrua! Faça um bom uso de suas palavras, para que cada vez mais elas seja parecidas com as de seu Pai celeste!

Em dívida com o Dr. Tripp, me despeço [devo a ele as idéias acima...]

Comentários

Milton Jr. disse…
Grande Jônatas,
Bela síntese da palestra de Paul Tripp. Que o Senhor nos ajude a colocar em prática o ensino de Paulo aos Efésios:"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" (Ef 4.29). Eis aí um belo e recompensador desafio.
Foi bom vê-lo em Atibaia. Grande abraço.
Querido Rev. Jônatas.

Excelente texto.

Aproveitei para indicar o seu blog no meu:
http://veritatis-oratio.blogspot.com/

Abração!
Wendell.