Horário Nobre, Novela Probre - um desabafo!


Com o sucesso da novela do horário nobre na rede de televisão Globo, somado ao fato de que o sucesso carrega uma dose forte e explícita de idolatria, as críticas se avolumam. A moda sofre influência, e agora as nossas mulheres passam a ser semelhantes às deles, usando roupas indianas e outros apetrechos típicos. Os adereços mudam, os penduricalhos indianos tomam força e logo vemos nossas jovens e nossos moços, à frente das igrejas, como sempre estiveram, mas agora se parecem mais como hindus. Os rapazes, na verdade, lembram mais os antigos "punk's" dos anos 80, com cristas no alto da cabeça que fariam qualquer pássaro esvoaçante sentir inveja. Em nossa igrejas eles formam casais pitorescos: A indiana e o "pica-pau" heavy metal.
Graças a Deus a moda passa, sempre passa. Logo teremos outra onda e novos (que na verdade serão antigos) adereços, trejeitos, corte de cabelo e coisas que tais, retornam e fazem a moda do presente, com ar de futuro...
Mas a novela está aí, não passou ainda, e os perigos rondam...
Enquanto meditava sobre isso, fui almoçar com a esposa numa lanchonete, e na Tv vimos a reprise de uma dessas novelas da rede Globo. Aquilo me consternou, até porque se anunciava, repetidas vezes, antes da novela começar, que se poderia ver de novo um grande sucesso, que estava de volta.
À noite, quando a novela da vez passava, (ainda não solucionei o problema da antena que me mantém refém do canal) lembrei-me que as novelas de horário nobre, que passam cada vez mais tarde - diga-se de passagem, tinham públicos diferenciados e portanto classificação etária um tanto quanto alta; se não me engano, 16 anos!
Estalou! Meu Deus, como o sistema de catequese, educação e discipulado da rede de televisão era fantástico! Fantasticamente diabólico, porém sagaz!
A novela com conteúdo mais maduro passava à noite, quando se pensava estar privando as criancinhas, dando conteúdo adulto aos adultos... Mas meses depois, a mesma novela, com o mesmo conteúdo, passa após a inocente "sessão da tarde". Me lembro da minha infância e o quanto esperava para ver aquele filme que não pude ver à noite, mas que sabia que mais cedo ou mais tarde ele chegaria à sessão da tarde... demoraria, mas chegaria.
A paciência do mal em se mostrar, e sorrateiramente ir mudando de horário e ganhando espaço em mentes mais juvenis... fiquei impressionado; e não somente com o fato em si, mas, sim, com o fato de que ninguém se aprecebe de que a coisa está mudando e a cada dia ficamos mais tolerantes com o mal porque alguém resolveu compartilhar aquilo que o manto da noite um dia encobriu!
Não demorará, Caminho das Índias passará à tarde, quando os pais estarão trabalhando e as crianças em casa, passam o tempo assistindo a novela antes de ver seu inocente filme infantil...
Os cristãos, reativos, se lançam às críticas, enquanto buscam no mesmo latão de lixo a que chamam de "mundo" maneiras de ganhar os jovens que vêem perdendo com o passar do tempo. Talvez tenhamos que aprender com os globais como usar o tempo a nosso favor, em lugar de querermos tudo tão imediatamente. Satanás não tem pressa, nós sim! Chamamos isso de senso de urgência, mas não é não. Se fosse, teríamos que ter atitudes mais concretas e diferenciadas. Talvez o nosso senso de urgência devesse nos levar a planejar medidas mais eficazes, à longo prazo, como fazem os homens maus, para ganhar a geração que vem vindo, e nos encontra perdidos, atarantados e ofegantes de tanto correr atrás do vento...
A moda passa, e a juventude da vida também, tudo é vaidade! No futuro, quando a sessão da tarde trouxer, de novo, à lume as tristezas do horário nobre, o que teremos feito para guardar o coração, nosso e de nossas crianças?

Comentários

Unknown disse…
Reverendo, gostei muito do texto, embora não assita essa novela porque nesse horário estou retornando para minha casa do serviço, concorco com o pobrezo conteúdo das poucas partes que assiste e é triste saber que nossos jovens adrem rapido a essas modinhas...

Abraços, até domingo.....

Tiago Felipe
Anônimo disse…
Gostei de sua reflexão sobre esse assunto, e tratei sobre ele esses dias com meus alunos, ideologia nos meios de comunicação social, é triste ver nossos jovens correndo atrás de ídolos que não levam a nada.
Abraços a todos
Claudinei Barbosa
Grande Rev. Jônatas... apreciei seu texto. De fato, deveríamos ser mais criteriosos e atentos aos encantos do canal global. Deus o abençoe.
Anônimo disse…
Rev. JAM
O inimigo é muito sagaz realmente e busca de maneiras diferentes, em momentos distintos, as mesmas coisas... que caíamos em suas ilusões e enganos.
Fico muito triste em saber que vários cristãos dão audiência a este lixo e, ainda têm coragem de dar as desculpas mais esfarrapadas para continuarem acorrentados ao "vício novelístico".
Santidade não é religiosidade vazia e demagogia (como o diabo quer que pensemos), mas sim nossa busca constante e real... então, que tal começarmos desligando a TV no horário "nobre"?!
E... não vale a pena ver de novo!
Abraço,
Carol
IPB Poá
O conteúdo das novelas, caros blogueiros leitores, é indiscutivelmente terrível. Nem sempre nos apercebemos do quão nocivos são, não simplesmente pelo publicar de suas idéias através do drama, mas pela maneira sistemática e insistente de propagação destes ensinos...
A rede globo é um catequisadora. E completando o último coment, não somente não vale a pena ver de novo, como não vale ver a primeira vez...(rs)
abcs a todos!