Lutas interiores

A lida cristã não é fácil. Quando nos evangelizam, esquecem de dizer do preço que há de ser pago. Certamente o medo de dizer sobre o "preço" é que o assunto afugente o candidato, e ele em lugar de se converter, fuja!

É certo, também, que vale a pena e que a vitória é garantida. O preço não diz respeito à salvação, mas à vida cristã, que é cheia de lutas, como as demais, só que aquela é cheia de vitórias.
Todos lutamos, e com os ministros da Palavra não é diferente. Também lutamos nossas lutas interiores, por exemplo.

A pressão aumenta cada dia. Quem quer ser fiel é constantemente atormentado pelas sugestões de Satanás, que incessantemente, oferece na feira das vaidades seu produto, com cores vibrantes, preços atrativos e um marketing impecável (ou seria melhor dizer pecaminoso!). Somos fortemente tentados a comprar, baratinho, suas idéias, e no final nos ver vendidos...

Sim, seria mais fácil ceder. Seria mais fácil porque as pessoas ficariam satisfeitas consigo mesmas, eu não precisaria me preocupar com problemas nem confrontações, pois, que importa afinal? Quem está ligando? Ele não tem razão? Satanás não está certo, afinal, quando diz que as coisas não eram para ser assim e que não tem jeito? "Desista então" insiste o Inimigo. As pessoas são difíceis, nos cansam, causam dores... não é mais fácil cada um viver sua vida, mas com alguma coisa em comum...?

Todos lutamos, e uma boa parte cede. A luta externa provoca uma batalha feroz internamente. Ninguém o sabe, nem vê... Apenas acha que está tudo bem quando o arauto do Senhor lhes fala em nome dele. Mas não é assim.

Aquele que nunca provou desta luta, provavelmente, é porque não esteja em guerra mesmo. Quem disser que nunca esteve no fronte de batalha, ou é porque está do lado do Inimigo (Não há guerra lá, todos são aliados), ou é desertor, e adormecido, ignora seu papel nesta luta; ou ainda há a possibilidade de traição, e temos um soldado em conluio com o oponente.

Aos que conscientes, porém, lutam em prol da santa causa, muitas lutas, inclusive interiores, lhes aguardam. Que lembremos nos grandes embates que consigo mesmos travaram Lutero, John Owen, Jonathan Edwards e outros tantos. A pergunta que fica é: Por que não desistiram, Por que não cederam??? O que os fez prosseguir? Que motivo lhes foi suficientemente forte para os impulsionar a enfrentar o mundo inteiro, se necessário?

Posso falar por mim: não se trata de uma força, nem de um "o que", mas sim de "QUEM"! Em minhas batalhas interiores, quando minha alma já em desalento volta seus olhos para o céu, sou lembrado pelo próprio Deus, que é "quem está ligando", que devo prosseguir, porque já pus a mão no arado e não posso voltar atrás! Sou lembrado que a satisfação que as pessoas procuram, eu inclusive, não satisfaz! Satisfação é termo técnico, e tem que ver com Cristo e sua obra na cruz. Estar satisfeito comigo mesmo seria auto-justificação, quando sou ensinado pela Palavra que justificação só em Cristo, pela fé somente. Sou lembrado pelo Espírito Santo, que toda satisfação que procuro está em Jesus. E quando digo que Nele estou satisfeito, não o faço dizendo que meu padrão de satisfação foi preenchido e que eu gosto dele a ponto de mais nada desejar, antes, digo que ele fez satisfação pelo meus pecados diante de Deus. Como meu salvador, e como resultado desta salvação, estou satisfeito com Cristo, pois ele minh'alma salvou, e sobre o madeiro sofrendo, o seu grande amor revelou! Estou satisfeito com Cristo, Confesso-o por meu Salvador, e embora de nada ser digno, desfruto do seu grande amor! Estou Satisfeito com Cristo, e sei que vai logo voltar, e isto me lembra que no final da minha jornada aqui na terra, quando meus olhos indignos fitarem os doces, porém justos olhos do grande Redentor, penso que nada mais me perguntará senão: "Foste fiel"?

Não haverá escusas, nem justificativas que subsidiem qualquer resposta que não seja: Sim, Senhor, fui! Mesmo que a tentação tenha sido feroz, que a vontade me tenha sufocado a garganta, que eu tenha habitado entre espinhos ou feito minha casa entre escorpiões! Nada tem maior poder que o amor de Deus que está em Cristo, e quando cedo, é porque esqueço deste amor!

Minhas lutas interiores continuam, pois diariamente somos açoitados, quer pela carne, quer pelo mundo, quer por Satanás... mas em tudo somos mais que vencedores. Não, não é fácil! Mas no final, quando com meu Salvador me encontrar, sei que Dele dependo para com Ele entrar no reino dos céus! Sei que Dele dependo para agradar a Deus! Sei que Dele dependo, como sempre dependi! Então, sei que devo viver aqui nesta dependência, para que no dia final, minha resposta seja completa: "Fui fiel, mas devo isto ao Senhor, pois fora o Senhor mesmo que operou em mim tanto o querer quanto o realizar! Nem sempre fui fiel, embora o Senhor assim tenha sempre permanecido! E não espero entrar no céu com base em minha fidelidade, mas com base na fé, que me deste, e me fizeste confiar, em todo o tempo, que é o Senhor a minha salvação, pelo Senhor vivi, e com o Senhor quero viver eternamente..."

Das lutas não podemos escapar, mas não precisamo tombar! Por isso prosseguimos, pois uma coroa de glória nos aguarda, a todos que perseveraram até o final!

Comentários

Anônimo disse…
Se não fosse por nosso mediador e intercessor Jesus Cristo, já teríamos nossa sentença de condenação promulgada... e merecida.
Mas, Ele decidiu nos amar... e isto chama-se GRAÇA!

Abraços,
Carol
Caro Rev. Jonatas, belo artigo. Sincero, bíblico e edificante. Mostra que nós, pastores, travamos uma luta diária e sangrenta contra o mundo, a carne e Satanás. E não dá para saber qual luta é pior. Ora é Satanás sugerindo que abandonemos tudo (como o fez com Lutero), ora é nossa carne dizendo para pararmos, pois está doendo, ora é o mundo com sua influência avassaladora sobre os crentes, fazendo-os pensar mais como ele (o mundo) do que como Cristo. Tempos difíceis, lutas grandes. Mas, fomos escolhidos por Deus para sermos pastores no meio desta geração difícil, endurecida. Vistamos portanto, mais uma vez, nossa armadura (Ef 6), ergamos nossa espada e vamos em frente. Forte abraço do seu amigo de batalhas. Ageu.
-Cah. disse…
Querido rev. Jônatas: Sempre fiel à Palavra! Aliás, já sabemos da sua preocupação diante do Pai a respeito de sua fidelidade.Continue escrevendo e postando seus artigos que servem para nossa edificação - suas ovelhas. Um grande abraço saudoso

Ana Rosa (3a I.P. Barretos)
Anônimo disse…
Concordo com o pensamento de Carol e acrescento um texto, que foi o ultimo texto biblico trabalhado por voce aqui em nossa Igreja de Barretos e que vem de encontro com sua reflexão - Efesios 5.10-20 - DEVEMOS NOS REVESTIR DA ARMADURA DE DEUS.
Que Deus o Abençoe ricamente
Abraços
Claudinei Barbosa (Barretos - SP)

Obs: recebi recado da D. Hilda, fiquei contente com sua conquista, Parabéns
Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

Medite em Pv 23.23

Nele, Pr Marcelo

visite: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

Natal: presentes para o Rei